,

Carros iguais com nomes diferentes em outros países

Você já ouviu falar no carro Rabbit ou no Transporter, da Volkswagen? E no Montero, da Mitsubishi? Com certeza você conhece esses veículos, porém como Golf, Kombi e Pajero, respectivamente. Alguns automóveis, mesmo sendo da mesma marca, levam nomes diferentes, dependendo do país em que estão. Vamos apresentar aqui alguns dos exemplos mais clássicos e os motivos dessas mudanças.
Começando pelo Pajero, o carro fabricado pela Mitsubishi não possui o mesmo nome principalmente em países em que o idioma natural é o espanhol, e o motivo disso é bem simples: o termo Pajero em português não quer dizer nada, mas no espanhol ele tem um significado nada apropriado para as pessoas dizerem, principalmente perto de crianças. Por isso, mudaram o nome do automóvel para Montero. Porém, não é somente em países de língua espanhola que o nome muda: no Reino Unido, por exemplo, o mesmo carro é chamado de Shogun (o que alguns brasileiros poderiam confundir com o lutador de UFC, Maurício Shogun).


Essa mudança de nomes também ocorre com um automóvel muito antigo, mas fabricado até hoje, que conhecemos por Kombi, cujo nome original é Kombinationskraftwagen, em alemão. Na Inglaterra, ele é chamado de Camper e nos Estados Unidos, de Bus. Além de seu nome original, também ganhou apelidos como Perua no Brasil, Bulli na Alemanha, Pão de forma em Portugal, Combi Asesina no Peru, entre muitos outros.
O carro conhecido como SpaceFox no Brasil possui nomes variados, como Suran na Argentina, no Uruguai e no Chile, SportVan no México e Fox Plus na Argélia. Inicialmente, o nome do carro Fox (da mesma “família” do SpaceFox) seria “Tupi”, porém o som é muito parecido com “to pee” em inglês, que significa “fazer xixi”, então optaram por batizá-lo como Fox.
Um outro bom exemplo dessa mudança de nomes é o Golf, da Volkswagen, conhecido como VW Rabbit (em português, coelho). Nas primeiras gerações do carro, ele era chamado de VW Caribe no México.
Se você visitar outro país e ouvir alguém citando um dos automóveis acima, já sabe de qual se trata!

 

Texto escrito por Aline Bellozo

Referências:

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/especial/os-nomes-de-nossos-carros-pelo-mundo/292#

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

+ nine = 14